Posturas de visitantes - até onde vai a responsabilidade?

em 20 de fevereiro de 2014

Um ponto que sempre me chama atenção nas casas de candomblé que vou é a posturas dos visitantes.
Vejo enormes diferenças de comportamento entre visitantes da mesma casa, nas mesmas ocasiões. E até hoje não presenciei nenhuma com um "aviso" de regras de conduta, tão comuns em casas de Umbanda e de Kardecismo.
Já vi avisos separando, na platéia (?), homens e mulheres. Mas nunca vi uma cartilha de regrinhas, mesmo básica, tipo "desliguem os telefones" ou "não é permitido fotografar".
Vou escrever minhas regrinhas, minha opinião com base no que vejo e observo.

Regrinhas básicas quanto a roupas:
Masculino:
Não use modismos. Calça sarouel, camisa de time, braceletes de couro são para a balada, não para o candomblé. Calça e camisa, solução perfeita. Atenção quanto a cor: branco é sempre bem vindo. Se for festa de orixá funfun, é imprescindível.
Pano-da-costa é acessório feminino. Exclusivamente. Não importa o quanto seu lado feminino implore, se você não nasceu mulher, não use.
Cuidado com a roupa íntima. Cuecas são itens necessários, preferencialmente básicas e limpas. É extremamente desagradável para uma mulher ir vestir um orixá e se deparar com uma sunguinha vermelha fio-dental ou um tapa-sexo de oncinha. Nesse caso, menos NÃO é mais.


Feminino:
SAIA. Calças jamais serão serão bem vistas ou aceitas em uma casa-de-santo. O fim da picada é calça comprida com pano-da-costa e fio de conta. Se você entende o suficiente para ter um fio e um pano, tenha também vergonha na cara e não envergonhe os outros.
Decotes não combinam com casa de santo. Pense que você está indo louvar uma divindade. Realmente gostaria que Deus a visse assim?
Por favor...vestido de noite com torso de brilho e pano-da-costa combinando é brega, além de impróprio.
Cuidado na escolha de cores.

Modo geral:

Câmeras e telefones não são itens de primeira necessidade, mas fio de conta do seu santo é artigo de muito bom gosto.
Definitivamente, candomblé não é, ou não deveria ser, ponto de pegação. E sair para fumar não é desculpa pra trocar telefone ou dar em cima de ninguém.
Mantenha uma postura respeitosa, ainda que veja coisas que não conhece ou diferentes do que conhece. O que é estranho para você pode ser bom para seu orixá, e nada mais desagradável do que ver uma pessoa debochando e depois dando santo.
Se quiser cumprimentar um orixá durante a festa, pergunte a alguém da casa se é um bom momento. É horrível um santo estar dançando e tropeçar em um desavisado que resolveu bater cabeça no meio do barracão.
Na hora de comer, não aja como se estivesse chegando da Etiópia. Pior ainda é encher o prato e deixar tudo, desperdiçando comida.
Mas isso é educação, não regra de conduta.

Outra coisa muito importante: se você convidar alguém para ir a uma festa de candomblé, você é responsável por ela.
Portanto, oriente sua visita na forma de vestir e se comportar.


Candomblé é recinto sagrado.
Respeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Janaína | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.