Pantera Negra, muito mais que um filme

em 29 de março de 2018

Lendo montes de textos racistas disfarçados de piada e brincadeira, em relação a Pantera Negra.
Não sou lida como negra, não sofro o preconceito que os negros sofrem. Quando dou uma opinião a respeito, falo do meu lugar de branca privilegiada, mas que está se desconstruindo.
Mais que isso: falo PARA BRANCOS. Se eu cometer alguns equívocos, peço aos meus amigos negros que me corrijam, porque eu tô aqui para isso.
Isso posto, vamos lá.

O maravilhoso Pantera Negra


Vou focar em um ponto desse debate, porque já recebi de diversas fontes e vi em timelines de alguns amigos. Não vou postar a foto aqui porque é ridícula e preconceituosa e eu não dou visibilidade a idiotas.
"Não assista Pantera Negra dublado porque os dubladores são brancos."
Daí tem uma galera comentando que os atores de Auto da Compadecida não são nordestinos e os atores de Planeta dos Macacos não são humanos.
GENTE.

Vocês que estão comentando essa imbecilidade, viram o filme? Conhecem o personagem, o histórico? Ou acham que ele nasceu no último filme do Capitão América?
Pantera Negra não é (somente) um herói negro.
É um herói africano, mostrando que a África não só é berço da civilização como também pintando um país rico, desenvolvido, especial.
O filme retrata o poder das mulheres, a valorização de toda uma cultura (que quem conhece um minimo identificou ali no filme) e é de uma importância gigantesca para a representatividade do povo preto.
REPRESENTATIVIDADE.
É aí que entram os dubladores da piada.
A Marvel teve um cuidado ENORME em fazer um filme respeitoso, valorizando a cultura, escolhendo TUDO para que a história do Pantera fosse mostrada da forma q foi.
Quando chega aqui e precisa da dublagem, as empresas envolvidas NÃO SE PREOCUPAM em perceber esse contexto e não escolhem dubladores negros (SIMMMMMM! ELES EXISTEM!) para dublar o filme.
Ok, são poucos os dubladores negros? São.
E porque são?
Vocês já pensaram no quão elitista é essa profissão?
Já perceberam que precisa de um domínio de uma segunda língua, quando a imensa maioria de negros no nosso país não termina o Ensino Médio?
Percebem o quantooooo seria ainda mais impactante para a população negra não só se ver na tela do cinema em papéis além do circuito motorista-empregada-amiga da protagonista, mas também nos bastidores desse ícone da Marvel?

PORRA, GENTE.
Ponham essa merda de neurônio para funcionar.
Parem de olhar raso para um contexto muito maior.
PAREM, por favor, de silenciar as vozes negras quando elas apontam o racismo.
Repitam comigo:
BRANCO NÃO DETERMINA O RACISMO QUE ELE NÃO SOFRE.
BRANCO NÃO DETERMINA O RACISMO QUE ELE NÃO SOFRE.
BRANCO NÃO DETERMINA O RACISMO QUE ELE NÃO SOFRE.

Tomem vergonha nessas caras brancas e parem de envergonhar os outros.
© Janaína | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.